Centro de Interpretação Virtual do Castro de Guifões

1 post / 0 new
Antonio Pacheco
Centro de Interpretação Virtual do Castro de Guifões

Centro de Interpretação do Castro de Guifões - Matosinhos

O concelho de Matosinhos, do distrito do Porto, localiza-se na Região Norte no Grande Porto e fica situado junto à foz do rio Leça. Integra a área metropolitana do Porto. A sua paisagem divide-se entre o carácter urbano de Matosinhos e Leça da Palmeira, onde se instalaram o comércio e a indústria, e pelas suas praias que se enchem de veraneantes nos meses de verão.

O povoamento do território do concelho é muito antigo, remontando ao período Neolítico. São vários os vestígios que comprovam a presença romana, como é o caso do Castro de Guifões.

No ano 900, Matosinhos já existia, com o nome de Matesinus. Nas Inquirições de D. Afonso III, aparecia com o nome de Matusiny. Em setembro de 1514 obteve foral, concedido por D. Manuel I.      

Diversas personalidades da nossa história como Leite de Vasconcelos, Martins Sarmento, Rocha Peixoto e Carlos Alberto Ferreira de Almeida estudaram e evidenciaram os achados recolhidos no local.

Nos últimos anos, a Camara Municipal de Matosinhos em parceria com o Instituto de Antropologia da Universidade do Porto – Instituto Mendes Corrêa, encetaram esforços para recolher materiais e vestígios provenientes das escavações.

Verifica-se que os elementos resultantes das escavações estão distantes do local de origem dificultando a leitura e interpretação deste património arqueológico e natural de Guifões (Matosinhos).

Portanto, surge a necessidade de elevar o Castro de Guifões como património cultural e arqueológico de Portugal promovendo através da criação de um centro virtual de interpretação do Castro de Guifões.

 

 

Edited by: PauloNunes on 2015/02/02 - 23:24