Como configurar e disponibilizar um servidor Opensim doméstico para acesso universal

1 post / 0 new
PauloNunes
PauloNunes's picture
Como configurar e disponibilizar um servidor Opensim doméstico para acesso universal
Portuguese, Portugal

v.1

0 - Introdução

Objetivo: temos um servidor Opensim (opensimulator.org) a funcionar num PC em casa e pretendemos disponibilizá-lo na Internet para que amigos, colaboradores e/ou outros públicos possam aceder. Neste exemplo batizámos o nosso servidor com o nome: servopensim

Este tutorial procura descrever as fases de configuração de um sistema informático doméstico para disponibilizar o acesso a um servidor Opensim a partir da Internet, de uma forma gratuita, simples e relativamente segura.

Parte-se do princípio de que quem tenta efetuar esta configuração possui ligação de banda larga à Internet e que consegue aceder à configuração do router de casa que os fornecedores de Internet disponibilizam.

 

1 – Condições prévias. O que deve possuir.

  • Um computador com o servidor Opensim instalado;
  • Possibilidade de aceder à configuração do router doméstico

 

2 – Informação a obter.

  • Aceda ao seu router doméstico (se necessário consulte a sua operadora para obter informação acerca do nome de utilizador e palavra-passe que deve usar, ou consulte a documentação que acompanha o router) e procure identificar quais os serviços de DNS Dinâmico ou DDNS que este tem implementados.

No caso do router mais comum da NOS, encontra-os nesta página:

É possível verificar que este router tem possibilidade de comunicar (fazer o registo) nos serviços dtdns.com, dyndns.org, no-ip-com e changeip.com

  • Como exemplo neste tutorial, vamos usar os serviços gratuitos do dtdns.com mas a informação subsequente deve adequar-se a qualquer um dos anteriormente citados.

 

3 – Obtenção de nome de domínio gratuito.

  • Acedemos ao site dtdns.com e criamos uma conta gratuita. Anotamos o nosso nome de utilizador e a palavra-passe do site dtdns.com;
  • Selecionamos “hostnames” na barra do lado esquerdo e adicionamos um novo hostname. Podemos fornecer qualquer prefixo mas estamos limitados nos valores subsequentes. Para este exemplo, vamos usar servopensim.dtdns.net;
  • Anotamos o hostname. Vamos necessitar destes dados no passo seguinte.

 

4 – Configurar o serviço DDNS no nosso router.

  • Regressamos à configuração do nosso router e no local respetivo (Nome de domínio pessoal (DNS dinâmico)) carregamos em “Nova entrada DNS dinâmica”.
  • Colocamos os dados que definimos: em “Nome do anfitrião” colocamos o nome que escolhemos, neste caso servopensim.dtdns.net;
  • Em “Fornecedor” selecionamos dtdns.com;
  • Em nome de utilizador o username do serviço que indicámos quando nos registámos;
  • E em Password a informação respetiva;
  • Gravamos e verificamos se o sistema se conseguiu registar. Em “Estado” deverá surgir “Actualizado - Endereço de IP actualizado com sucesso”;
  • A partir deste momento, o nosso router encarrega-se de comunicar com o serviço dtdns.net e sempre que o nosso endereço de IP público seja alterado pela operadora, o nome de domínio que criámos continua a “apontar” para o nosso router;
  • Curiosidade: consulte aqui qual é o seu endereço de IP público no presente momento: https://www.whatismyip.com/;

 

5 – Atribuir um IP fixo ao computador doméstico onde está instalado o servidor opensim

Para que o sistema funcione corretamente, o nosso computador doméstico deve estar configurado com um endereço de IP fixo. Dependendo do sistema operativo instalado, os locais (interfaces) onde se efetua a configuração podem variar mas o que se pretende é que seja possível definir um endereço que seja imutável, uma vez que o nosso router vai estabelecer uma ponte entre os programas cliente do Opensim e o nosso sistema, o qual deve usar sempre o mesmo endereço de IP quando é ligado;

  • Veja por exemplo aqui como pode atribuir um endereço de IP fixo em Windows Vista / 7: https://www.youtube.com/watch?v=LCQ596MY1qI
  • Para este exemplo, vamos assumir que o nosso IP fixo será o 192.168.1.100;
  • Grave e teste para verificar se continua a ter acesso à Internet ou a outros serviços de rede que possua.

 

6 – Configurar o redireccionamento de portas no nosso router

Os servidores Opensim utilizam um conjunto de portas que devem estar disponíveis (abertas) para que as suas funcionalidades possam ser implementadas. Estas são as aconselhadas:

9000 - TCP

9000 - 9005 TCP e UDP

8000 - 8005 TCP e UDP

8895- TCP

  • Aceda novamente à configuração do router e defina o redireccionamento destas portas para o endereço IP do seu servidor (192.168.1.100). Veja aqui um exemplo de uma configuração:

  • Grave a configuração.
  • Se possuir uma firewall instalada no seu computador pessoal, tem que efetuar os mesmos passos, ou seja, permitir que exista tráfego nas portas acima referidas. Uma vez que existem variadíssimos programas que implementam firewalls - o próprio Windows possui um que está ativo por defeito - não colocamos aqui imagens da interface de configuração. Deve, no entanto, obrigatoriamente verificar que também "abriu" aquelas portas.
  • Neste momento, já deverá ser possível a um cliente Opensim configurado para aceder a http://servopensim.dtdns.net:9000 (nome do servidor e porta 9000) encontrar o seu router, ligar-se a este na porta 9000 e ser reencaminhado para o seu servidor doméstico que possui o endereço 192.168.1.100.

 

7 – Configuração do servidor opensim

  • Pode já possuir um servidor instalado no seu computador ou desejar instalar um servidor desde o início. Caso opte pela segunda opção, recomendamos que utilize a “Distribuição Diva”, que pode ser descarregada a partir de http://metaverseink.com/Downloads.html. A vantagem desta distribuição é possuir uma rotina de instalação que lhe vai fazendo perguntas acerca dos parâmetros essenciais para configurar o sistema e executada a partir do ficheiro Configure, que se encontra no interior da pasta bin. São estes, utilizando os dados que fomos recolhendo:

Name of your world: servopensim

MySql database host: [localhost] localhost

MySql database schema name: [opensim] opensim

MySql database user account: [opensim] opensim

MySql database password for that account: palavrapasse

Your external domain name (preferred) or IP address: servopensim.dtdns.net

This installation is going to run on .NET/Windows

 

Wifi admin first name [Wifi]: Wifi

Wifi admin last name [Admin]: Admin

Wifi Admin password [secret]: palavrapassewifi

Wifi Admin email [admin@localhost]: adminservopensim@gmail.com

User account creation [o]pen or [c]ontroled [c]: c

Gmail user name [none]: adminservopensim@gmail.com

Gmail password [none]: passworddogmail

 

Nota: pressupõe que tenha criado uma base de dados no seu servidor chamada opensim, com um administrador denominado opensim e uma password palavrapasse.

Pressupõe ainda que indique Wifi como o nome de administrador, Admin como o apelido do administrador, palavrapasseadmin como a password do administrador e adminservopensim@gmail.com como endereço de email do administrador.

O nome de utilizador e a palavra-opasse do Gmail são as referentes à conta adminservopensim@gmail.com que vai usar para receber mensagens do servidor.

 

  • As configurações podem ser encontradas no ficheiro Myworld.ini que se encontra na pasta config-include do servidor.
  • Caso já possua o servidor instalado, os parâmetros de configuração são facilmente encontrados no ficheiro de configuração acima referido.
  • Deve apenas alterar em todas as linhas o seguinte:

http://127.0.0.1:9000 para http://servopensim.dtdns.net:9000

gridname = "My World" para gridname = "servopensim"

  • Respeite as aspas e as plicas que colocámos.

 

8 – Teste a partir de um local externo (fora de casa)

Tudo pode estar a funcionar no local tem o PC com o Opensim mas não é garantido que não haja problemas para quem acede ao servidor a partir de locais no exterior, i.e., locais fora da rede protegida pelo router. Pode haver portas do router que estão mal configuradas (ou fechadas) e impedem o bom acesso do exterior.

Assim aconselhamos:

  • Teste sempre o sistema a partir de um PC localizado no exterior da rede local (na casa de um amigo, na Universidade, num cibercafé, etc.)
  • Verifique cuidadosamente os passos que deu. Não se esqueça de que se fizer alterações no ficheiro de configuração do servidor, tem que o reiniciar para que estas produzam efeito.

Boa sorte!

GTranslate