VRML/X3D na Lisbon Mini Maker Faire

Lisbon MMF
 
Estivemos presentes com o projecto Tic Tridimensional na primeira Lisbon Mini Maker Faire, que decorreu de 19 a 21 de setembro no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Cem participantes, cerca de dez mil visitantes, três dias muito intensos e recompensadores.
 
 
Para saber maissobre como foram estes três dias visitem a página do 3D Alpha, vejam as fotos do evento. O balanço final da actividade pode ser lido aqui: TIC em 3D na Lisbon Mini Maker Faire.
 
 
Participámos com o projeto TIC em 3D, focalizado na utilização criativa de tecnologias 3D em contextos do ensino básico. O VRML é uma das tecnologias de base que utilizamos, tendo sido evidenciadas aplicações deste em mundos virtuais ou modelos 3D. Em exposição estiveram diversos trabalhos de modelação 3D e mundos virtuais criados por crianças dos sete aos catorze anos em aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação ou projectos interdisciplinares, que surpreenderam os muitos visitantes do evento. 
 
Neste evento partilhámos experiências com muitos dos participantes. Aqueles mais ligados à computação gráfica, 3D printing e programação ficaram surpreendidos com a continuidade da utilização de VRML nestes contextos, possível pela estabilidade desta tecnologia.
 
 
Três dias a aprender muito, a divulgar uma experiência artística/pedagógica/digital, de explicações e discussões sobre as TIC na escola com todo o tipo de visitantes e em várias línguas. E ainda se arranjou tempo para por um sorriso e um brilhozinho nos olhos de crianças que pegaram no rato e perceberam que afinal ‪o 3D‬ é simples e divertido. 
 
Deixamos um agradecimento à ‪organização da Lisbon Mini Maker Faire‬‪‬, ao Mafralab‬, à direcção do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, aos professores que têm colaborado ao longo destes anos nestes  projectos e, em especial, aos alunos. É por eles e para eles que trabalhamos.

GTranslate